Vivendo um sonho: no Gladbach há 13 anos, jovem goleiro Jan Olschowsky se destaca contra o Dortmund e recebe elogios de Stegen

Foto: Reprodução/Borussia

Assim como o ídolo Marc-André ter Stegen, o também goleiro Jan Olschowsky, 20 anos, viveu uma semana semelhante à do antigo arqueiro dos Potros, hoje titular absoluto do Barcelona. Diferentemente de Stegen, que ganhou oportunidades graças a má fase da concorrência, Olschowsky repentinamente se viu como titular após as duas primeiras opções do gol se machucarem.

Tobias Sippel, que substituía o inquestionável Yann Sommer, também acabou se lesionando e dessa forma, Jan Olschowsky, terceira opção para a meta, iniciou o confronto diante do Bochum. Apesar de não ter culpa alguma em nenhum dos gols, o futebol profissional logo tratou de mostrar as reais dificuldades ao jovem arqueiro dos Potros, que viu sua meta ser vazada duas vezes em um espaço de onze minutos.

Gladbach não conseguiu reverter a situação e o confronto terminou em mais um revés para os Potros, aumentando ainda mais a pressão sobre o clube. Na rodada seguinte, ainda mais desfalcado, o Gladbach receberia o Borussia Dortmund e Olschowsky seguiria na meta, uma vez que as demais opções estavam fora de combate.

Inesperadamente o Gladbach teve excelente atuação e o jovem goleiro foi destaque da partida, executando pelo menos duas defesas impressionantes, ambas a uma curtíssima distância e com reflexo apurado, relembrando intervenções já realizadas pelo titular Yann Sommer.

Foto: Reprodução/Borussia

Presente no Borussia-Park, Marc-André ter Stegen foi ao vestiário dos Potros e exaltou Olschowsky, que não escondeu a emoção: “As palavras dele significaram muito para mim. Ele talvez tenha sido o único goleiro a ter iniciado desde a base e se tornado o número um e então teve uma carreira de impacto mundial. Obviamente ele é um modelo para mim”, disse o goleiro do Borussia.

No clube desde 2009, o jovem goleiro de 20 anos foi descoberto por acaso pelo atual diretor esportivo Roland Virkus, que na época estava acompanhando uma partida do filho dele e acabou se deparando com Olschowsky, que passou a defender as cores do Gladbach. Bem avaliado dentro do clube, Jan realizou a estreia pela equipe B do Gladbach em 2018, aos 16 anos de idade, estabelecendo a marca de ser o jogador mais jovem do clube a ter atuado pela Regionalliga, quarta divisão do futebol alemão.

Destaque no triunfo diante do Dortmund, o alemão disse que jamais se esquecerá desses momentos: “Estou orgulhoso de ter alcançado isso, mas tenho que seguir trabalhando. Por sorte há uma pausa agora e vou poder processar tudo isso”, finalizou o goleiro, que tem o contrato válido apenas até o final da atual temporada. Visando o futuro do clube, não deve ser coincidência se Roland Virkus anunciar a renovação contratual do goleiro em algumas semanas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s